quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Escola do Pensamento Científico - Semiótica






Charles Pierce foi quem melhor descreveu a semiótica:
Semiótica {Do grego semeiotiké} sinais, o estudo dos sinais em suas diversas aplicações, estudo da semiose. 2. A arte de comandar manobras militares através dos sinais, e não da voz. 3. Estudo e descrição dos sinais de uma doença; semiologia.

Semiose é o nome dado ao processo de interpretação dos objetos pelo homem,

Charles Sanders Peirce (1839-1914)
Cientista natural por afinidade e irmão do eminente matemático Benjamin Peirce, ele estabelece as bases filosóficas da semiótica em uma série de artigos no final de 1860 ("Questions Concerning Certain Capacities Claimed for Man e Some Consequences of Four Incapacities"). Nesses livros Pierce tece uma crítica devastadora a Filosofia Cartesiana e Fundamentalista, argumentando que toda cognição é irredutivelmente triádica, da natureza ao signo, falha profundamente imersa no processo de interpretação.
Esquema da cognição triádica humana segundo Pierce:
Segundo Pierce quando o homem (aqui citado como Interpretante) estuda determinado objeto (referente), cria um signo que serve de referência para sua interpretação, por exemplo:
Quando o homem viu pela primeira vez um tubarão e tentou descreve-lo a seus amigos, o fez explicando sobre seu habitat (o mar), suas mandíbulas, sua habilidade de nadar rápido.
Para melhorar sua explicação resolveu desenha-lo, com isso passou muito mais informação sobre o animal.
Hoje depois de muitos estudos sobre o animal, sabemos que a palavra tubarão designa de forma genérica muitos peixes elasmobrânquios, e se quisermos ser mais específicos devemos dizer sobre qual tubarão estamos nos referindo.
Vamos falar sobre o tubarão branco, (Charcharodon Charcharias) que ficou famoso no final dos anos setenta pelo filme Jaws de Spielberg, e ao qual já foram dedicados diversos documentários no Discovery Channel.
Mesmo com toda essa informação sobre o mesmo assunto sabemos que o fato de definirmos detalhadamente o animal, não implica que saibamos tudo sobre ele, e ainda que sua definição não implica necessariamente em sua essência, portanto, criamos muitos signos para nos referir ao mesmo objeto, mas nenhum deles representa o objeto real.
Nesse sentido, toda a verdade que conhecemos são meras representações da realidade, que podem ser mais ou menos detalhadas, e que fornecem ao interpretante os dados que queremos passar.
Pierce descreve essas representações em uma tabela sintética:
Segundo essa tabela percebemos que o objeto pode ser descrito da forma mais simples possível por meras pistas ou índices, tal qual quando brincamos de mímica, até os mais evoluídos como a representação feita pela realidade virtual de forma digital.
No romance Neuromancer de William Gibson (1984) que serviu de base para o filme Matrix, o escritor de ficção-científica descreve um mundo de realidade virtual, criado por computadores, que representa digitalmente o nosso mundo real, com pessoas interagindo em cidades, comendo, e bebendo, sentido as coisas através de complexos implantes cerebrais, mas na verdade, seus corpos estão presos em casulos que aproveitam a energia elétrica e calorífica de seu corpo para abastecer um mundo dominado por maquinas inteligentes.
Na pré-história o homem se utilizava de linguagem rudimentar, a fala se resumia a poucas palavras, não havia a escrita, e suas manifestações artísticas eram rupestres.

2 comentários:

biggest dreamer disse...

thank uuuuuuuuuuu, nao sabes ao tempo que eu andava à procura de uma explicaçao como esta sobre a escola semiótica, ando desesperada por fazer um trabalho e nao encontrava nada nem ninguem que me conseguisse esclarecer como deve ser (nem as profs), por isso so tenho de te agradecer

target="blank" disse...

PENSO QUE ESTÁS A SEGUIR O CAMINHO ERRADO AO ENVEREDAR PELA ESCOLA PIERCIANA. QUANDO TIVERES UM TEMPINHO LÊ O TRATADO GERAL DE SEMIÓTICA DO HUMBERTO ECO, VAIS VER QUE É UMA FERRAMENTA PODEROSA QUE TE IRÁ AJUDAR NOS TEUS INTERESSES PELA PSICO-PICTOGRAFIA E PELA CRIPTOGRAFIA, TANTO QUANTO ENTENDI PELO CONTEÚDO DO TEU BLOGUE. DIGO-TE ISTO COMO ARTISTA PLÁSTICO, APAIXONADO PELA GEOMETRIA E PELA MATEMÁTICA (NÃO TE ESQUEÇAS QUE O UNIVERSO É BINÁRIO, SÓ HÁ SIM E NÃO - ZERO E UM, PERGUNTA AOS COMPUTADORES - E A MATEMÁTICA É A LINGUAGEM UNIVERSAL, PERGUNTA AOS ASTROS, ÀS GALÁXIAS...); NÃO VÁS EM TRÍADES NA SEMIÓTICA, PAGANO, NÃO PASSAM DE MODELOS QUE SÓ ATRAPALHAM, CONTRARIANDO O PRINCÍPIO DE WILLIAM OF OCKHAM ( http://en.wikipedia.org/wiki/Occam's_Razor ), ASSIM COMO NÃO DEVES IR PELO CÍRCULO DE DAVID KOLB ( http://www.infed.org/biblio/b-explrn.htm ) NA PEDAGOGIA, SÃO VICIOSOS E NADA PRÁTICOS E NUNCA SABERÁS POR ONDE ENTRAR, LOGO NÃO PODERÁS TOMAR A DECISÃO FINAL QUANTO À SAÍDA E FICARÁS SEM RESPOSTA, CORRERÁS ATÉ O RISCO DE INTERPRETAR UM SINAL DE FORMA ERRADA, OU SEJA, MENTIRES A TI PRÓPRIO E FICARES CONVENCIDO QUE APURASTE A VERDADE QUANDO CAÍSTE NO OPOSTO. VÊ ESTA IMAGEM: https://www.blogger.com/comment.g?blogID=7801879637123762282&postID=7976602794447443464&pli=1 , E SE QUERES UM CONSELHO VAI PELOS SIGNOS E NÃO ACREDITES EM TUDO QUE LÊS NA WIKIPEDIA, DIGO-TE ISTO PORQUE RECORRO MUITO A ELA PARA TIRAR INFORMAÇÕES! UM ABRAÇO E VAI POSTANDO! SEABRA

Quem são essas pessoas desconhecidas nos nossos sonhos?

Com base num sonho que tive no dia 02 de Maio de 2025, no qual todos eles aparecima como se fossem juvens de uns 20 anos. Fiz um croqui de l...