quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A Beleza do individuo na psico-pictografia



É fato que a beleza, esteja ela na musica, no espírito humano, nos objetos, nos lugares ou mesmo no rosto de uma pessoa nos causa extrema satisfação, prazer, significado. No entanto caberá ao leitor discernir o que de fato é belo e como usar a beleza para inspirar, produzir e fazer o próximo crescer, nunca no sentido de menosprezar o que não é considerado belo. Segundo Victor Hugo, “a morte e a beleza são cosias profundas, que contem tanto azul e tanto negro que parecem irmãs terríveis e fecundas com o mesmo enigma e igual mistério”.

O conceito da beleza é humano, mas suas expressões são oriundas da natureza, baseada em diretrizes biológicas.Se observarmos por este aspecto, a beleza tem papel fundamental no processo evolutivo de varias espécies de animais e plantas.

A Neotenia

Graças a beleza que uma mãe vê no seu filho com os seus próprios traços juvenilizados (a neotenia - νέος [jovem] e τείνειν [tendência a]) que é a mesma beleza que uma loba vê em seu filhote, que as mães tendem a proteger mais aquele que é mais “bonitinho”, “fofinho”, etc.

A proteção dos pais devido a neotenia acontece com a maioria dos mamíferos, aves, e etc.. Existe um caso muito interessante da gorila Koko, que foi treinada na linguagem de sinais pela Dra. Francine 'Penny' Patterson em Woodside, Califórnia para se comunicar com humanos. Ao ver a foto de um filhote de gato num livro pediu “desesperadamente” a sua treinadora um gatinho. Quando finalmente a Dra. Penny deu um gato a Koko, ela o acariciava e cuidava dele como um filhote.

A beleza é sem duvida pessoal, o que uns acham bonito não inspiram tanta satisfação em outros, “a beleza está nos olhos de quem a vê”. No entanto, muitos tentaram no decorrer da historia decifrar os padrões de beleza como um código embutido na natureza.

Leonardo de Pisa ou chegou muito próximo, nasceu em 1170, também conhecido como Fibonacci ou fillius Bonacci, apelido dado em referencia ao nome de seu pai, Bonacci, após a sua morte em 1250. Foi um matemático italiano, dito como o primeiro grande matemático europeu depois da decadência ocorrida na Grécia, seu nome voltou a pauta depois do livro e do filme “O Codigo Davinci”.

Fibonacci viajou pelos países do mediterrâneo para estudar com os matemáticos árabes de seu tempo. Em 1202, com 32 anos de idade, publicou Liber Abaci, Livro do Ábaco, que nos chegou graças a sua segunda edição de 1228. Esse livro contém uma grande quantidade de assuntos relacionados com a Aritmética e a Álgebra da época. Fibonacci foi talvez o principal responsável pela substituição dos algarismos árabes pelos algarismos romanos, usados na época.

Para compreender essa superioridade, basta tentar efetuar a divisão de 2868 por 12, ou a multiplicação desses mesmos números com a numeração romana.

A Seqüência Fibonacci – ou Seqüência Auria

Alem dessa grande contribuição para a matemática, Fibonacci encontrou um padrão matemático muito simples, presente em diversos aspectos da natureza e no dia-a-dia das pessoas.

A Sequência de Fibonacci, que consiste em uma sucessão de números, tais que, definindo os dois primeiros números da sequência como 0 e 1, os números seguintes serão obtidos por meio da soma dos seus dois antecessores.

A razão entre um numero e o outro é o que os renascentistas chamavam de PROPORÇÃO ÁUREA, que oscila sempre na proporção de 1 áurea 1.618.

Para eles tudo o que era belo deveria ter esta relação. Podemos encontrar a proporção áurea em diversas obras egípcias, gregas, renascentistas e nas dos dias atuais.

Mascara Fibonacci

O ex-cirurgião plástico Dr. Stephen Marquardt criou a mascara Fibonacci para se obter o rosto mais aceito dentro de um suposto padrão de beleza. Levando em consideração as relações existentes entre as diversas medidas de um rosto, a distancia dos olhos em relação ao queixo, a distancia da testa em relação a boca, o afastamento dos olhos em relação a moldura do rosto, etc. chegamos a uma máscara padrão. Eu tomei a liberdade de criar uma mascara Fibonacci para o meu padrão de beleza e curiosamente parece muito com minha esposa (rsrs).

Nenhum comentário: